NOOSFERA
  

NO ARMÁRIO DO ESQUECIMENTO!!!

 

O texto dos dois 'posts' anterioriores foi publicado originalmente na revista NOVAE. Ele é de autoria de Miguel do Rosário, escritor, colunista da Novae, editor de Arte & Política. Escreve para o blog: Óleo do Diabo.

 

Por problema de excesso de caractéres, tivemos que publicá-lo em duas partes. Boa leitura e reflexão.



Escrito por NOOS às 10h48
[] [envie esta mensagem]


 
  

Continuação...

 

O Maianardi não se assume de direita, diz que é o anti-lula. Deixa ele, crente que está abafando. Na verdade vem se tornando a maior chacota da imprensa nacional. Não vale a pena nem perder tempo com ele.

 

Dentre os citados, o mais perigoso é mesmo Reinaldo Azevedo, até porque é o mais atuante no debate político doméstico, escrevendo quase diariamente extensos artigos de conotação fortemente partidária. Aliás, o partidarismo assumido de Azevedo, serrista fanático, é um caso raro na imprensa nacional, em geral tímida e posando sempre de imparcial.

 

Azevedo escreve bem, seus textos contém sempre citações elegantes, lançadas distraidamente ao longo do texto, como que para reforçar a solidez cultural do autor. O brasileiro comum, sobretudo a classe média, ainda é muito sensível a esse pedantismo vulgar.

 

O defeito de Azevedo é o mesmo de todo ideólogo radical: o exagero, o fanatismo, a grosseria. Não trata seus adversários com respeito. Durante a crise política, a grosseria cresceu. Cometeu atos falhos, defendeu o impeachment mesmo admitindo posteriormente que não havia base legal, colocando-se ao lado de golpistas históricos, como Lacerda. Repercutiu denúncias falsas. Ajudou a produzir as ilações vazias e tendenciosas que fizeram a crise política ganhar dimensão bem acima do merecido.

Com o vigoroso aumento da popularidade de Lula e o fracasso da oposição em comprovar grande parte de suas denúncias, e diante de dados comparativos sobre geração de emprego, gerenciamento de divida pública, combate à sonegação, altamente favoráveis à gestão atual, o prolixo Azevedo começa a dar sinais de cansaço e histeria. Diante da pele grossa de Lula, que suportou o enxovalhamento público com invejável tranqüilidade, sem ferir o comportamento democrático e sereno que se exige de um estadista, Azevedo agora ataca os próprios tucanos, embora aparentemente apenas com o objetivo de extravasar-se emocionalmente, visto que permanece apoiando fanaticamente a candidatura de José Serra à presidência da República. Sem o entusiasmo de antes, é claro, mas com muita combatividade e capacidade de argumentação.

 

A neodireita citada na reportagem da Folha pode estar de roupagem nova, mas é velha por dentro. Só aceita discutir ética quando é para atacar o adversário. Ataca a esquerda com os mesmos batidos argumentos da guerra fria. Fala nos 120 milhões de mortos do comunismo internacional, número genérico, mas quantos efetivamente morreram pelo processo político?

 

Azevedo fala do comunismo soviético usando somente os argumentos de um lado. Não explica que o comunismo soviético foi um movimento da classe trabalhadora em sintonia com as necessidades e circunstâncias históricas do momento.

 

O comunismo não nasceu de um delírio de um ou outro intelectual, mas foi o resultado de uma situação de exploração sem limites do capital sobre o trabalhador, e da necessidade de superação histórica dessa injustiça. Se muitas de suas idéias não deram certo, outras germinaram dentro do próprio capitalismo, galvanizando a classe trabalhadora com uma força que resultou em inúmeros ganhos trabalhistas e sociais, os quais, por sua vez, produziram grande crescimento econômico e cultural nos países do chamado Primeiro Mundo.

 

A Folha, por sua vez, esqueceu de lembrar que, se a direita brasileira vem crescendo nos últimos anos, a esquerda vem crescendo de forma muito mais efetiva e abrangente em toda a América Latina. A vitória de Préval no Haiti e Morales na Bolívia consolidaram essa tendência, que deverá prosseguir este ano, com as eleições no México e a reeleição de Lula no Brasil.

 

O que está ocorrendo é que as classes médias latinas, na ânsia por manter seus privilégios, estão tendendo para a direita, enquanto as classes populares, sequiosas por mudanças, tendem a votar em candidatos progressistas. Entretanto, segmentos importantes da classe média continuam apoiando a esquerda, que também evoluiu e modernizou-se, aprendendo a ver no capital não um vilão mas uma força a ser regulada através de aperfeiçoamentos constitucionais e decisões de Estado.

 

Diante da imensa pobreza que ainda existe no Brasil, o conservadorismo político pregado pelos próceres do PSDB e pelos folclóricos intelectuais da direita tupi não seria conveniente para o desenvolvimento econômico do país, nem da América Latina. A direita já teve sua chance e fracassou rotundamente; pode continuar dentro do armário por mais uns vinte anos. Não vai fazer falta nenhuma.



Escrito por NOOS às 10h42
[] [envie esta mensagem]


 
  

NO ARMÁRIO DO ESQUECIMENTO - Por:  Miguel de Rosário

 

A Folha publicou esta semana um artigo que obteve uma boa repercussão. Entrevistou o Olavo de Carvalho, Reinaldo Azevedo, Denis Rosenfield, entre outros. Ouviu ainda a opinião de alguns “esquerdistas” sobre a tal neo-direita tupi.

“De repente, passou a ser bacana o sujeito, numa festa ou numa mesa de bar, rodopiar a taça de vinho e desfilar frases do tipo 'essa canalha bolchevique do PT não sabe nem falar português', seguidas de elogios à atuação de George W. Bush no Iraque ou de incursões teóricas das quais a principal lição a ser retirada é que só é pobre quem quer.”


A conclusão seria que uma neodireita estaria saindo do armário... A crise política serviu para dar ainda mais ânimo às feras.

O Olavão, obviamente, desanca Lula e conclama pela criação de um partido verdadeiramente conservador no Brasil. Diz que o PSDB é de esquerda... Alckmin, governador Opus Deis, seria “politicamente correto”, porque teria aprovado uma lei que “multa o rabino que ouse expulsar de sua sinagoga um drag queen”.

 

Bem, não sei que lei é essa, mas o que para mim está claro é que o suposto conservadorismo Olavão não passa de um amontoado confuso de idéias preconceituosas e obscuras sobre aborto, religião, gays.

Transformar o termo “politicamente correto” num xingamento, só mesmo o Olavo... Caricatural... e perigoso. Interessante observar que Olavão agora reside perto de Washington, bancado por alguns empresários do Paraná. Não entendi porque criar um partido novo: o PFL não serviria?

 

Triste é ver como alguém que se diz filósofo apenas repete chavões usados pela mídia, como dizer que o PT se intitulava um partido de santos, com o monopólio da bondade humana. Tenha dó! No intuito de pintar com cores fortes e contrastantes o caixa 2 do PT, os oposicionistas repetem como um refrão que o PT se dizia dono da ética e bondade.... É claro que o PT teve um papel importante na luta pela ética na política. Mas as pessoas votavam no PT porque era um partido de esquerda, com uma agenda política progressista, nacionalista e voltada para o investimento nos setores sociais mais frágeis. Não porque fosse o partido da ética. A ética é um valor abstrato, não pode ser propriedade de ninguém. Agora, o Olavo vir falar em “decepção tremenda” aí é hipocrisia pura. Desde quando ele apoiou Lula ou PT, para vir falar agora de decepção?

 

A entrevista com o Rosenfield chega a ser hilária, não contivesse, por trás, um componente trágico. Ele termina dizendo: “Porque as pessoas ficam identificando a direita com regime militar. Aí não dá, né? E deixa eu acrescentar uma coisa: se ser de direita significa defender as liberdades, então sou de direita”.

Parênteses. O regime militar matou, torturou, prendeu e seqüestrou, milhares de lideranças de esquerda, ou antes, simplesmente lideranças populares, identificadas como de esquerda apenas porque brigavam pelos direitos do trabalhador.

 

Algumas centenas de vítimas, por pertenciam às classes médias e altas, ficaram mais conhecidas, mas as lideranças populares, rurais e urbanas, foram impiedosamente dizimadas sem que houvesse a mínima repercussão. Foram milhares de Herzog em todo país, mas somente o conceituado diretor da TV Cultura é lembrado hoje. O filósofo Rosenfield parece que não compareceu às aulas de história de seu tempo de graduação. Esqueceu que todas as ditaduras militares da América Latina foram de direita, assumidamente de direitas, e apoiadas explicitamente pela direita americana. Quer dizer então que identificar direita com regime militar não dá? Não dá por quê? Eu sei: porque a verdade dói demais.

 

Esses caras da direita são tão vidrados nos Estados Unidos que volta e meia esquecem que estamos na América Latina e que temos uma história própria, bem diferente da deles. Além do mais, se a direita lá nos EUA foi democrática, foi só na própria casa, porque apoiaram movimentos anti-democráticos em todo planeta, produzindo, sobretudo a partir dos anos 50, centenas de golpes de estado em todo mundo, que resultaram na morte de milhões de pessoas.

 

Continua...



Escrito por NOOS às 10h39
[] [envie esta mensagem]


 
  

PARA O SENADOR ARTHUR 'mediocridade' VIRGÍLIO!!!

VAIS PEDIR AUDITORIA NA PESQUISA DATAFOLHA TAMBÉM???



Escrito por NOOS às 10h16
[] [envie esta mensagem]


 
  

PROS TUCANOS O BRASIL É O MÁSSIMO!!!

Charge do Glauco



Escrito por NOOS às 16h59
[] [envie esta mensagem]


 
  

TUCANOS ENREDADOS NAS LISTAS (OPS!) LINHAS DE FURNAS!!!

Charge do jornal Zero Hora de Porto Alegre (Por: Marco Aurélio)



Escrito por NOOS às 16h39
[] [envie esta mensagem]


 
  [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
HISTÓRICO
 04/03/2007 a 10/03/2007
 14/01/2007 a 20/01/2007
 26/11/2006 a 02/12/2006
 12/11/2006 a 18/11/2006
 29/10/2006 a 04/11/2006
 22/10/2006 a 28/10/2006
 15/10/2006 a 21/10/2006
 08/10/2006 a 14/10/2006
 01/10/2006 a 07/10/2006
 24/09/2006 a 30/09/2006
 17/09/2006 a 23/09/2006
 10/09/2006 a 16/09/2006
 03/09/2006 a 09/09/2006
 20/08/2006 a 26/08/2006
 13/08/2006 a 19/08/2006
 06/08/2006 a 12/08/2006
 30/07/2006 a 05/08/2006
 23/07/2006 a 29/07/2006
 16/07/2006 a 22/07/2006
 09/07/2006 a 15/07/2006
 18/06/2006 a 24/06/2006
 11/06/2006 a 17/06/2006
 04/06/2006 a 10/06/2006
 28/05/2006 a 03/06/2006
 21/05/2006 a 27/05/2006
 14/05/2006 a 20/05/2006
 07/05/2006 a 13/05/2006
 30/04/2006 a 06/05/2006
 23/04/2006 a 29/04/2006
 09/04/2006 a 15/04/2006
 02/04/2006 a 08/04/2006
 26/03/2006 a 01/04/2006
 19/03/2006 a 25/03/2006
 12/03/2006 a 18/03/2006
 05/03/2006 a 11/03/2006
 19/02/2006 a 25/02/2006
 12/02/2006 a 18/02/2006
 05/02/2006 a 11/02/2006
 22/01/2006 a 28/01/2006
 25/12/2005 a 31/12/2005
 18/12/2005 a 24/12/2005
 11/12/2005 a 17/12/2005



OUTROS SITES
 Cozinha Experimental
 Hipopótamo Zeno
 Sampa.Org
 O Escriba
 Lusofolia
 Caros Amigos
 Carta Capital
 Observatório da Imprensa
 Novae
 A Rede
 Rede Saci
 Amigos do Presidente Lula
 Picolé da Ki-Ruim
 ForumID
 NOOSFERA ANTIGO
 Saravá Club
 Cápsula da Cultura
 Musicoteca
 Violão Velho
 Vinil Velho
 Rock'n'roll
 Opus 666
 Música do Bem
 Mercado de Pulgas
 Loud
 Feijão tropeiro
 Brazilian Nuggets
 Acesso Raro
 8 Days In April
 Porque dinheiro não é tudo
 .:: Oxelfer Blog News ::.
 360 graus
 Gambrinus MP3




 

 

 TecnoBlog.net - Tops Blogs